quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Site para médicos mostra interações entre remédios

Ferramenta, de acesso gratuito, economiza tempo durante a consulta e previne erros de prescrição

 

Por Marici Capitelli do O Estado de S.Paulo


Um site de acesso gratuito para médicos traz uma relação com 155 mil interações possíveis entre remédios e as consequências adversas que elas podem causar. Isso permite aos profissionais evitar que suas prescrições - somadas a outras que o doente já toma - causem complicações. 

O software identifica também a combinação de drogas em que uma anula a outra. O endereço é www.saudedireta.com.br.

"É um sistema que evita erros", define o dermatologista Paulo Freire, coordenador do núcleo de Tecnologia da Informação do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O software foi desenvolvido no Centro de Incubação de Empresas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, em parceria com a empresa americana Lexi-Comp.

Segundo Freire, o site vai economizar tempo. "Com o sistema, o médico tem o resultado pronto e mais tempo para conversar com o paciente."

Ele explica que a interação medicamentosa é comum, principalmente em idosos e crianças. Estudos apontam que o risco de interação entre drogas atinge 13% dos pacientes que fazem uso de dois medicamentos. Quando esse número sobe para seis medicamentos, o risco aumenta para 85% e 100% para oito drogas. As interações podem ser leves e moderadas - como intoxicação -, mas também podem matar.

No Brasil, existem 11 mil remédios com 18 mil princípios ativos. Com o sistema, o profissional insere os nomes do medicamentos e recebe as possíveis interações e consequências. O programa alerta se é necessário modificar a terapia prescrita.

A ferramenta oferece um prontuário eletrônico que o médico pode acessar de qualquer lugar. As receitas são impressas, o que evita erros de prescrição e de interpretação dos farmacêuticos.

Cerca de 3 mil médicos no Brasil usam o site, assim como dentistas. O objetivo é, a partir dessas informações, montar um banco de dados que poderá ser usados também pelos serviços públicos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sustentabilidade dos sistemas de saúde



Avaliação de Tecnologias em Saúde – HTAi 2011

Pela primeira vez, o encontro da Sociedade Internacional Health Technology Assessment International – HTAi será realizado na América Latina, em especial no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, conhecida também como a cidade maravilhosa.

A 8ª edição do Encontro HTAi será a oportunidade para ampliar a comunidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) do Brasil. Além disso, será um espaço importante para pesquisadores, profissionais de saúde e gestores compartilharem experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas em ATS para o processo de decisão em saúde.

A Conferência recebe resumos de trabalhos científicos desenvolvidos nas área de saúde e tecnologia até o próximo dia 30/1. Se o trabalho for selecionado, o autor irá apresenta-lo durante a conferência.

Para participar é necessário escrever um resumo em inglês do trabalho científico e envia-lo à Secretaria da Conferência HTAi 2011 por meio do site http://www.htai2011.org/. O resumo dever ter no máximo 300 palavras.

A Conferencia será realizada entre os dias 27 e 29 de junho no Rio de Janeiro e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento, o uso e a disseminação da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no mundo, como meio de promover a incorporação de inovações efetivas e a alocação eficiente de recursos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Compromisso Ideal garante atendimentos dentro do prazo

Levantamento feito pela Gerência Assistencial mostra resultados obtidos durante os seis primeiros meses do programa
 
Lançado em agosto do último ano na Regional Brasília, o programa Compromisso Ideal é voltado para as necessidades e expectativas dos pacientes. Criado com o objetivo de demonstrar o comprometimento da Ideal Care em atender demandas dos pacientes no menor prazo possível, o programa alcançou neste mês a marca de 100% de atendimentos resolvidos antes do prazo de 24 horas.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Ideal Care Brasília, Cláudia Costa, em média 32 solicitação feitas por telefone recebem resposta imediata todos os dias. Os assuntos mais solicitados estão ligados à reposição de medicamentos e solicitação de equipamentos para pacientes em internação domiciliar. O tempo médio de resolução das demandas por telefone foi de 15 minutos.

Outra marca importante está relacionada às práticas de gestão do atendimento realizado pela Ideal Care. Com o programa, o registro e monitoramento das demandas solicitadas se tornaram mais eficientes. O resultado foi a ampliação do nível de conhecimento das demandas originadas, que agora, passam a orientar as ações sob a ótica das necessidades do cliente.


Entenda o programa

Primeiramente, o paciente ou responsável estabelece contato telefônico com a área assistencial da Ideal Care. Assim que o funcionário recebe o atendimento, registra a demanda em sistema e fornece o número de protocolo ao paciente ou responsável. Logo em seguida, o funcionário presta as informações solicitadas. No caso em que há a necessidade de retorno posterior, o funcionário informa ao paciente ou responsável e realiza novo contato em até 24 horas. 

Diretoria de Marketing do Grupo Ideal Care

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Muita água e protetor solar

Confira dicas de médicos da Ideal Care para aproveitar o verão sem nenhuma chateação

Todos sabem que o verão é a época mais quente do ano. O que às vezes passa despercebido são cuidados simples que podem eliminar imprevistos indesejáveis durante o período.

Na avaliação da clínica geral Natalie Alves hidratação constante e cuidados com a exposição ao sol devem ser vistos como fatores essenciais por quem deseja aproveitar o verão. “O mais importante no verão é se proteger do sol e manter-se hidratado. Dormir bem e iniciar alguma atividade física também proporciona mais aproveitamento e qualidade de vida”, afirma.

Para o médico homeopata Ícaro Alves Alcântara o consumo de 2 a 3 litros de água por dia, ingestão de alimentos ricos em fibras e cuidados com atividades mais intensas ajudam a diminuir chances de infecção. “Doenças respiratórias e intestinais são mais comuns no verão. As mudanças de ar e clima durante o período são agressivas. Isso deixa o organismo mais vulnerável”, cita.

A clínica geral Renata Facury comenta que viroses também estão entre as doenças mais comuns do verão. “Para evitar a contaminação alimentar é importante manter a higienização e boa conservação dos alimentos. Além disso, a exposição excessiva ao sol e realização de atividades físicas em horários mais quentes podem trazer complicações” completa.

Seguindo nossos profissionais, alguns simples cuidados podem fazer do verão a estação mais proveitosa do ano.


Aproveite o verão

Beba entre 2 e 3 litros de água por dia
A desidratação é um dos grandes vilões do período. Durante o verão é recomendável o consumo diário de 2 a 3 litros de água. Outra opção são sucos de fruta. Além de hidratar, as frutas possuem vitaminas e fortalecem o sistema imunológico.

Use filtro solar
O filtro ou protetor solar deve ser usado em todo o corpo no mínimo 20 minutos antes da exposição ao sol para que a pele possa absorver a proteção. Além de evitar o aparecimento de manchas e queimaduras, o filtro solar protege a pele dos raios ultra violeta (UVB), causadores de câncer de pele.

Evite tomar sol entre 10h e 16h
Esse é o horário de maior intensidade do sol. Durante o verão sol é mais quente e a intensidade dos raios UVB é maior. A exposição direta sem proteção aos raios UVB podem causar insolação e câncer de pele.

Use roupas mais leves
Dê preferência a roupas claras e tecidos leves. Acessórios como boné, chapéu, óculos escuros e guarda-sol também auxiliam na proteção da pele.

Cuidado com a alimentação
Fique atento à conservação e higiene dos alimentos adquiridos em lugares públicos (parques, praias e etc). O recomendável é consumir alimentos mais leves, como saladas cruas, verduras e legumes.

Diretoria de Marketing do Grupo Ideal Care

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atendimento domiciliar é alternativa de saúde para cidades brasileiras

Durante os últimos meses, cidades brasileiras iniciaram processo de adoção de atendimento domiciliar como opção de tratamento e internação de pacientes. Em alguns casos, como o de Rondônia, o serviço será implantado em toda a região. A iniciativa visa combater o caos no sistema de saúde e atendimento hospitalar no estado.

Por se tratar de iniciativa estatal, o atendimento é gratuito. Veja mais detalhes nas matérias abaixo:

Programa de Internação Domiciliar – Barra Mansa (RJ)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Medico da Ideal Care concede entrevistas às rádios CBN e Comunidade FM


O clínico geral especializado em homeopatia, Dr. Ícaro Alves Alcântara, concedeu recentemente entrevistas às rádios Comunidade FM e CBN. Nas entrevistas, o integrante da equipe médica da Ideal Care falou sobre perda de peso, estresse e cuidados no uso de aparelhos tecnológicos, além de dar dicas de saúde a concurseiros.

Graduado em medicina pela Universidade de Brasília e pós-graduado em estratégia ortomolecular pela Fisicursos, o Dr. Ícaro é especialista em Homeopatia pela Associação Médico Homeopática Brasileira e atua na área há mais de 10 anos.

Confira as entrevistas concedidas pelo médico no site www.icaro.med.br

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Planejamento Estratégico

Diagnóstico dos processos de trabalho

Ontem e hoje (11 e 12/1), a consultoria da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) está presente nas Regionais São Paulo e Brasília colhendo dados de diagnóstico sobre os atuais processos de trabalho da Ideal Care. Os dados em avaliação foram produzidos pelos grupos de trabalho responsáveis pelo desenvolvimento de oito elementos que integram o Modelo de Excelência em Gestão.

Para conhecer mais sobre o Modelo de Excelência em Gestão clique aqui.

Diretoria de Marketing do Grupo Ideal Care

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Depoimentos! A nova campanha da Ideal Care

A Ideal Care ouviu mais de 150 pacientes e familiares de todas as localidades onde oferece assistência domiciliar. Pessoas na faixa dos 25 aos 60 anos, que avaliaram os serviços da empresa sobre diversos aspectos, da pontualidade das visitas à resolutividade do atendimento médico; da qualidade dos equipamentos ao conhecimento das equipes técnicas.

Essa pesquisa marca a história e momento da empresa, isto é, de conhecer periodicamente a percepção dos usuários dos serviços. Por esse motivo, a Ideal Care lança a campanha "Depoimentos!" para mostrar um pouco das mensagens faladas pelas famílias.

76% dos respondentes informaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento da Ideal Care. Entre aqueles que disseram que a empresa ainda tem espaço para melhorias ficaram destacadas iniciativas como agilizar o atendimento dos plantões e aperfeiçoar a logística de entrega de materiais e medicamentos.

Para 91% a Ideal Care tem uma imagem positiva ou neutra e 56,7% relataram experiências positivas e agradáveis com a empresa.

Mesmo assim, para a Ideal Care o resultado mostra que muito ainda há de ser feito, pois quando se trabalha com saúde entra em cena a oportunidade de não apenas atender expectativas, mas de criar experiências de relacionamento marcantes.



terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Livro fotográfico registra histórias de pacientes atendidos por Home Care



Lançado em dezembro na FNAC Pinheiros em São Paulo, o documentário fotográfico De volta para casa, apresenta histórias de pacientes, familiares, cuidadores e equipes médicas tratadas pela atenção domiciliar. Fruto do trabalho do fotógrafo brasileiro André François e da equipe da Oscip Imagemágica, a obra compõe uma série de outros quatro livros que tratam da importância da saúde e da qualidade de vida em diferentes culturas.

Além de reunir 80 imagens distribuídas em 184 páginas, o livro conta com a contribuição de imagens registradas pelos pacientes fotografados por François.

Entre os personagens retratados no livro estão alguns pacientes atendidos pela Ideal Care em 2010.

Para conhecer melhor o projeto acesse http://www.imagemagica.org/casa/index.html

Diretoria de Marketing do Grupo Ideal Care

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Atendimento médico a pacientes em casa cresce 55% em 2010

Por Vitor Ogawa do Jornal A Cidade


Promover um atendimento mais humanizado, partindo dos princípios de cidadania, respeito pelo outro e pelos hábitos e costumes, crenças. Assim é o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que surgiu no início da década de 90 em Ribeirão Preto e que em 2010 já realizou 11.354 visitas a 1.259 pacientes. O número de pacientes atendidos é 55% maior do que no ano passado.

Juarez Martins Silva, 70 anos, teve osteomielite e foi obrigado a amputar os dedos do pé esquerdo. O deslocamento de sua casa até uma unidade básica de saúde seria muito difícil devido às suas condições físicas.

Ele conta que graças ao SAD, uma equipe vai à sua casa para dar assistência toda semana e faz o acompanhamento da evolução da cicatrização. "Eu estou muito satisfeito com o atendimento, as pessoas são muito boas", conta.

Segundo ele, os profissionais têm dado todo o apoio tanto para ele como para família. "Se não tivesse esse serviço, seria muito difícil realizar o tratamento."

O aposentado conta que morava em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, onde não há esse tipo de tratamento. "O fato de o atendimento ser domiciliar ajuda bastante e a despesa com medicamentos e materiais cai muito", afirma.

Pelo SAD, na maioria das vezes o paciente recebe gratuitamente todos os medicamentos e materiais como gaze, soro fisiológico, coberturas para curativos, sondas, cateteres, oxigênio, entre muitos outros.

A auxiliar de enfermagem Ana Raquel de Moura está no SAD desde agosto e diz que gosta de trabalhar nesta área porque é bem diferente da rotina das Unidades Básicas de Saúde.

Ela diz que o tempo de atendimento varia para cada paciente, mas que a média é de uma hora a uma hora e meia. "Às vezes o paciente possui escaras de 3º ou 4º grau, que necessitam mais cuidados", conta.

Maria de Lurdes Veiga, estagiária do SAD, é uma das pessoas que atendem Juarez. Segundo ela, o serviço busca a melhoria da qualidade de vida e dá suporte não só para o paciente, mas para a sua família também. Ela conta que parte do trabalho é orientar os cuidadores, que geralmente são os familiares, a cuidar das feridas.


SAD proporciona mais independência e economia

Emília Maria Paulina Campos Chayamiti, 46 anos, coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar, diz que a implantação do serviço pelo município permitiu oferecer maior autonomia e independência ao paciente, à família e ao cuidador.

Com isso, diminuíram as complicações, o que reduziu  o período de internações, além de evitar reinternações e otimizar leitos hospitalares.

Chayamiti ressalta que o tratamento em casa permite também  economia à família do paciente. "Há estudos que referem a uma redução de 40% dos gastos, quando se compara a atenção domiciliar e a hospitalar", conta.

Podem se candidatar ao atendimento domiciliar pacientes do Sistema Único de Saúde que estejam acamados; cadeirantes; pacientes com feridas; pacientes que necessitam de oxigenoterapia; pacientes que conseguiram o direito de ser atendidos por processos judiciais e aqueles que necessitam de ventiladores pulmonares.

A equipe  conta com um fisioterapeuta, um médico, um agente administrativo, três enfermeiras, uma técnica de enfermagem, dez auxiliares de enfermagem (nível médio), quatro estagiárias e oito motoristas. "Nós atendemos em média 730 pacientes por mês", diz Emília.

De acordo com ela, o número de visitas depende da avaliação de cada caso. "Varia de 2 a 3 vezes por semana, mas depende de como está a condição clínica do paciente e também a capacitação do cuidador", conta.

"São muitas histórias, mas o que fica para nós é a luta do paciente e da família pela vida, ou enfrentamento de situações das mais adversas, que temos que nos adaptar; e temos potencial para isto, desde que consigamos suporte", afirma ela, para quem a equipe do SAD é um componente fundamental para apoiar essas pessoas.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/