quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DESAFIOS DO GOVERNO COM O MELHOR EM CASA



Em entrevista realizada pela revista Home Care Brasil, o Vice-Presidente do Grupo Ideal Care, Dr. André Minchillo, comenta os aspectos do novo Programa Melhor em Casa, os desafios que o Governo Federal tem pela frente para obter sucesso na implementação do programa e de que maneira a iniciativa privada pode contribuir para o sucesso do programa.

HCB – Como o senhor avalia o lançamento do Programa Melhor em Casa apresentado ao Brasil recentemente pela Presidente Dilma?
MINCHILLO – Há mais de duas décadas falamos e atuamos com a Assistência Domiciliar. O lançamento do Programa Melhor em Casa é um importante marco para a saúde pública brasileira, pois o Ministério da Saúde tem como foco uma rede de serviços mais integrada, oferecendo um melhor padrão de atendimento à população, ajudando a rede de serviços públicos hospitalares nos casos em que o paciente não precisa permanecer no ambiente hospitalar, apoiando as famílias que vierem a usufruir do programa com a isenção à tarifa de energia em alguns casos. O reconhecimento, por parte do Governo Federal, de iniciativas municipais e estaduais exitosas é uma forma de democratizar os benefícios dos Programas de Atendimento Domiciliar aos usuários do SUS.

HCB – O Melhor em Casa se assemelha ao modelo praticado pelas empresas de Home Care?
MINCHILLO – A característica do serviço assemelha-se ao que preconiza da RDC 11 da ANVISA para a assistência domiciliar. As ações assistenciais com perfil de internação domiciliar deverão ser incrementadas ao longo do desenvolvimento do Programa. Portanto, o Programa Melhor em Casa apresenta-se de forma muito positiva para ações integradas em saúde.


HCB – O Sr. avalia que a experiência da iniciativa privada pode contribuir para a implementação e gestão do programa Melhor em Casa do Governo Federal?
MINCHILLO – Sim. Acredito que este sistema de integração e parceria, resaltadas no pronunciamento da Presidente Dilma e do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, deverá incorporar a experiência adquirida pelo setor privado ao longo destas duas décadas. Isto certamente traria benefícios qualitativos para a saúde pública dos Brasileiros. O gerenciamento de equipes multidisciplinares, sistema de logística integrado e a construção de conhecimento e protocolos assistenciais e administrativos são fundamentais para o atingimento das metas propostas. Nesse momento, o setor, de forma organizada através de suas associações NEAD e SINESAD vem conversando com esferas do Governo Federal, Estaduais e Municipais sobre a criação de fóruns e desenvolvimento de reuniões de trabalho para auxiliar na implementação e gestão de um trabalho de sucesso. Iniciativa importante foi a sanção da Lei do Município de São Paulo, instituindo o PRODHOM – Programa Hospital Domiciliar.

HCB – Quais são os indicadores de gestão importantes para que os gestores públicos assegurem assistência efetiva no processo de internação domiciliar do Programa Melhor em Casa?
MINCHILLO – Recentemente o Grupo Ideal Care realizou uma ampla pesquisa de mercado para conhecer o cenário da assistência médico domiciliar em duas das principais praças do Brasil – São Paulo e Distrito Federal –. Nessa pesquisa participaram pacientes, operadoras de saúde e gestores hospitalares, que puderam apontar e avaliar os pontos críticos atualmente vivenciados na assistência domiciliar privada. Todos estes aspectos apresentados, quando controlados por indicadores como gastos com mão de obra, absenteísmo, gastos com materiais, medicamentos e equipamentos, nível de capacitação das equipes, podem perfeitamente serem controlados.

HCB – De que maneira a iniciativa privada pode contribuir para o sucesso do programa Melhor em Casa?
MINCHILLO – Apresentando suas práticas de trabalho e auxiliando na execução do programa. Nós do Grupo Ideal Care que estamos há 15 anos atuando com assistência domiciliar no país, e em diversas praças, acreditamos que o setor pode contribuir no que for preciso para que os núcleos assistenciais do Programa Melhor em Casa desenvolvam-se com eficiência e qualidade. Neste ano que finda concluímos a primeira etapa de um Projeto de Excelência em Gestão, sob a coordenação da Fundação Nacional da Qualidade, em busca de um modelo inovador no segmento de Home Care, e que certamente pode interessar aos gestores públicos conhecer o modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário