terça-feira, 26 de outubro de 2010

Gestores discutem as bases do Planejamento Estratégico de 2011

No último dia 20 deste mês, o Grupo Ideal Care deu o pontapé inicial na construção do Planejamento Estratégico para o próximo ano. Em reunirão sediada em São Paulo os gestores da empresa conheceram as bases do trabalho e iniciaram as discussões para a construção de um Modelo de Excelência em Gestão (MEG).

A formulação do MEG representa a busca pelo desenvolvimento de uma nova cultura organizacional para a Ideal Care e tem como resultado traduzir ações em melhorias nos serviços prestados aos pacientes e na forma de se relacionar com o mercado. Essa é uma tendência de instituições de ponta, que adotam o Planejamento Estratégico para direcionar seus projetos e ações.

Todo o trabalho será desenvolvido a partir da metodologia da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), uma instituição voltada para a análise, debate e irradiação de conhecimentos sobre excelência em gestão. Durante as reuniões iniciais todos os gestores receberam o material sobre a metodologia, que será discutido ao longo da primeira fase. Já na segunda quinzena de novembro a FNQ realizará treinamento para aprofundar o conteúdo.

Para a funcionária Marta Bassitt, farmacêutica da Regional São Paulo, “esse momento é fundamental para a empresa, pois registra uma importante mudança cultural voltada para o mercado e para o planejamento”. Já para a gerente de unidade, Sheila Scaranello, “a instituição de um modelo de excelência da gestão é de extrema importância para a Ideal Care”. Para ela, “organizar internamente é o principio do crescimento ordenado e organizado”, conclui.


A metodologia

Dividida em fases, que vão da etapa simples a mais complexa, a metodologia de trabalho adotada pela Ideal para implantação do MEG foi testada por grandes empresas nacionais e internacionais, como a Petrobrás, por exemplo, sendo referência de sucesso e bons resultados. Além de sistêmica, moderna e inovadora a metodologia é baseada em onze fundamentos de excelência que tangem o aprendizado organizacional, a cultura de inovação, a valorização constante, entre outros quesitos.

Outra importante característica da metodologia adotada é a perspectiva da melhoria contínua, que evidencia o aperfeiçoamento e a auto-avaliação. “Queremos criar uma empresa inovadora, criativa em excelência. Para alcançarmos isto, vamos focar no treinamento e em cursos para os diferentes profissionais que compõem a Ideal Care”, é o que afirma o gerente financeiro da Ideal Care São Paulo, Marcelo Olino.

O Modelo de Excelência em Gestão da FNQ é representado em oito elementos: Clientes, Sociedade, Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas e Processos e Resultados.







Implantação

Hoje a Ideal Care se encontra na etapa inicial do processo. Nesta etapa serão formados oito grupos de ação, compostos por três componentes cada um, sendo que cada grupo tem a missão de desenvolver o planejamento a partir do respectivo elemento.


Nova visão, missão e valores

Durante as reuniões, também foram apresentadas aos gestores as redações preliminares da nova visão, missão e valores da Ideal Care. As principais mudanças estão relacionadas a abrangência de atendimento da empresa e a sua organização em unidades. Confira abaixo a redação da nova identidade institucional da Ideal Care.


Visão
Ser em três anos uma empresa formada por núcleos descentralizados e capacitados a praticar assistência à saúde, que em domicílio, quer em estruturas clinico-ambulatórias e que ofereça serviços complexos e diversificados


Missão
Prestar assistências à saúde em atendimento às demandas de serviços requeridos por seguradoras e congeneres com rentabilidade, custos compatíveis, em modelos e estruturas que sejam atrativas ao desenvolvimento profissional dos colaboradores e à prestação dos serviços com elevado padrão de qualidade.


Valores
Integridade, respeito à vida e às pessoas, busca constante do fazer diferente e melhor, foco na qualidade em todas as suas dimensões.


Diretoria de Marketing do Grupo Ideal Care

Nenhum comentário:

Postar um comentário