quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rodada de Treinamento para Gestores

A Gerência de Tecnologia em conjunto com a área de Recursos Humanos deram início à primeira rodada de treinamentos com Gestores sobre a utilização do sistema IW com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento a respeito da ferramenta, criar a figura do multiplicador em cada área da empresa e explorar o potencial que o sistema oferece em fornecer informações gerenciais. A primeira etapa ocorrida em 29/06 contou com a participação de gestores das unidades Leste e Sul.
O responsável pela área de tecnologia, Daniel Torres, avalia que o treinamento também contribuirá para significativa redução de demandas sobre o uso do IW, que hoje são frequentemente apresentadas a sua gerência, mas que poderiam ser solucionadas pelas próprias áreas.
Já na primeira etapa foi identificada a carência de conhecimento que os colegas tinham sobre as funcionalidades do IW. Para reforçar os treinamentos e incentivar a utilização os coordenadores do treinamento avaliarão a implementação de um fórum de discussão aberto a todos os funcionários para discutir sugestões, dificuldades, entre outros temas.
Pela agenda a Regional Brasília será a próxima a receber o treinamento, já no dia 30/06.

Incentivo a prevenção do diabetes


Em razão do Dia Nacional do Diabético, a Ideal Care participou nesta terça-feira (28) do evento em incentivo a prevenção realizado pelo Ministério da Agricultura.
Na ocasião cerca de 150 pessoas puderam aferir seus índices glicêmicos, além de esclarecer dúvidas e se informar acerca dos diversos tipos de diabetes.
O número de diabéticos mais do que dobrou desde 1980. Há, hoje, 347 milhões de pessoas com a doença no mundo. De acordo com pesquisa divulgada pela publicação científica The Lancet, a quantidade estimada de pessoas com a doença,que pode provocar complicações como doenças cardíacas, derrames, danos aos rins e nervos e cegueira, é maior do que as projeções, segundo as quais seriam 285 milhões em todo o planeta.
Uma alimentação saudável acompanhada da prática de exercícios físicos frequentemente, e a medição da glicemia regularmente são elementos que auxiliam na prevenção. “ Eventos como esses são importantes, pois devido a correria do dia a dia acabamos não reservando um tempo para cuidar da saúde, tais eventos nos proporcionam essa oportunidade”. Comenta Osvaldir Borborema, servidor do Ministério.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cuidados para evitar acidentes nas festas juninas




Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2008 a abril deste ano, 1.382 pessoas em todo o Brasil foram internadas para tratamento de queimaduras provocadas por fogos de artifício. Durante o período junino os casos aumentam devido a práticas consideradas de risco, como soltar balões, fogos de artifício e montar fogueiras.
Para evitar acidentes, é preciso observar algumas medidas de segurança, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal alerta que a maioria desses casos de queimaduras poderiam ser evitados com medidas simples de segurança. “Boa parte dos acidentes acontece por negligência das pessoas ao manusearem esses artefatos explosivos. Quanto as fogueiras, não se deve acendê-las com álcool líquido, para evitar explosões, o ideal é isola-las para que as crianças não se aproximem, pois elas se sentem atraídas pelo fogo”, alerta o major Fábio Ribeiro.
Os balões de São João também oferecem riscos, pois podem cair acesos causando acidentes graves, além da brincadeira ser categorizada como crime. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (nº 9.065, de fevereiro de 1998) é crime soltar, fabricar, vender ou transportar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação. A pena prevista varia de um a três anos de detenção e/ou pagamento de multa.
Confira algumas dicas do cirurgião plástico do Hospital Estadual Alberto Torres em São Gonçalo-RJ, Bruno Alves Costa para evitar que as festas terminem mal.
  • Nunca soltar rojão segurando diretamente na mão, pois o explosivo pode sair pela outra extremidade. O ideal é interpor com vários rojões já usados ou mesmo varetas, deixando uma distância de pelo menos 60 cm da mão e afastado do rosto, e não o apontar para onde há pessoas circulando e fios elétricos.
  • Ao acender a fogueira, é importantíssimo molhar a madeira com álcool antes de acender e, de maneira alguma, jogar o álcool com a brasa já iniciando, pois o álcool líquido é facilmente inflamável e pode se alastrar para a mão de quem está acendendo. A proximidade de uma garrafa com a substância a locais quentes já um perigo para a combustão, pois a garrafa pode explodir, atingindo quem estiver por perto.

Primeiros socorros – Quando a queimadura acontece, o médico explica que o ideal é lavar o ferimento com água corrente sem sabão, para resfriar o local e retirar as impurezas, cobrir com um pano limpo e úmido e procurar o mais rápido possível atendimento médico. Não se deve colocar gelo no local, já que o gelo também queima a pele e pode piorar o estado do ferimento, e muito menos passar na queimadura substâncias como manteiga, pasta de dentes e óleo, que podem romper a pele, já fragilizada, ou, ainda, tentar retirar a roupa colada à pele queimada ou estourar bolhas que se formaram, pois estaria rompendo-se a barreira que foi criada para proteger a pele, o que poderia causar uma infecção.


Graus de queimaduras – Acidentes com fogos de artifícios e fogueiras podem gerar diversos tipos de queimaduras, que variam do segundo ao terceiro grau. As de segundo grau podem atingir epiderme e derme, camada mais profunda da pele. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações ou uma área muito extensa do corpo. Quando atingem articulações como mãos, por exemplo, as áreas podem sofrer limitações de movimentos.
Quando a queimadura é de terceiro grau o quadro é grave. Ela atinge todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor, mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada. O tratamento para recuperação é cirúrgico, doloroso e pode levar anos, com uma série de intervenções cirúrgicas para tentar refazer o tônus das lesões, passando por cirurgias plásticas funcionais e estéticas.

Fontes:

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mitos sobre Saúde


Ao menor sinal de mal estar, logo surge alguém com uma dica infalível, entretanto na maioria das vezes tais conselhos não têm fundamento científico.
A maioria dos mitos tem início dentro de casa e se tornam heranças culturais transmitidas de geração em geração, como os clássicos "tomar banho após as refeições faz mal", ou “se comer manga com leite morre”, são repetidos com tanta ênfase que quase se tornam verdades absolutas. Não existem, porém, estudos que sustentem esses medos.
"Acreditamos em mitos porque, na maioria das vezes, os ouvimos de pessoas confiáveis como pais, professores e médicos. O problema é que alguns podem trazer consequências desastrosas para a saúde", alerta Aaron Carroll, autora do livro Não Engula o Chiclete! – Mitos, Verdades e Mentiras Descaradas Sobre o Corpo e a Saúde.

A verdade sobre alguns mitos

  • Beber água com açúcar acalma
A mistura pode até gerar certo alívio psicológico, mas não produz qualquer efeito tranquilizante. Tudo não passa do famoso "efeito placebo". Afinal, o açúcar é fonte de energia. E só. Na hora do estresse, o melhor a fazer é oferecer um chazinho de camomila ou de erva-doce a quem estiver nervoso.
  • Cerveja preta aumenta a produção de leite materno
Há quem diga que essa bebida aumenta o leite materno porque a cevada é fonte de proteínas, fibras e vitaminas. A ciência discorda. "O que realmente influência na produção de leite é beber água", simplifica o obstetra Bruno Derbli. Um detalhe: bebidas alcoólicas são contra-indicadas para mulheres em fase de amamentação.
  • Café melhora a ressaca
O raciocínio é simplista: café melhora intoxicação alcoólica porque é estimulante. Certo? Errado. "Beber café é um paliativo que não resolve nada", adverte o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Em alguns casos, o melhor é deixar a pessoa dormir o tempo necessário até a ressaca passar. Em outros, é levá-lo, às pressas, para o hospital.
  • Comer manga e tomar leite mata
Manga com leite mata tanto quanto café com leite. A possibilidade de manga com leite fazer mal, existe caso a fruta esteja passada ou o leite azedo. O problema é que esse mito está enraizado na cabeça das pessoas e é difícil negar. A maioria dos mitos começa com casos concretos que depois são engrossados pela ficção popular.

 Curiosidade 

Na época da escravidão, os escravos podiam beber leite, mas eram proibidos de comer as frutas das fazendas. Dentre elas, a manga era uma das frutas mais cobiçadas pelos escravos, por ser grande e suculenta (e com isso garante uma boa sensação de saciedade). Com medo de que os escravos passassem a roubar as preciosas mangas na época da colheita, os senhores das fazendas espalharam o boato entre os escravos de que manga misturada com leite era uma combinação fatal no estômago, ainda que não fossem ingeridos juntos. Feito isso, sucesso total na empreitada: pânico geral na senzala e as mangas ficaram em paz! O que os senhores não sabiam era que esse boato seria praticamente eternizado, sendo transmitido de geração para geração durante séculos, tanto que até hoje as pessoas ainda se perguntam se faz mal e algumas, mesmo sabendo que é mito, “preferem não arriscar”.
  • Nadar ou tomar banho depois de comer pode matar
Quem nunca foi proibido de entrar na piscina ou até de tomar banho após uma refeição? A regra, estipulada por familiares zelosos, dizia que a criança deveria ficar afastada da água no mínimo uma hora depois de comer. A preocupação era que a pessoa pudesse ter cólicas intensas, capazes de provocar um afogamento: o que não foi registrado em estudos científicos. Além disso, órgãos especializados não estipulam tempo de espera para nadar depois da feijoada. É verdade que, para ajudar na digestão, parte da circulação sanguínea é direcionada para a barriga. Sendo assim, para não prejudicar o processo digestivo, é melhor evitar exercícios pesados após as refeições.
  • Chocolate causa espinhas
Muitas pessoas acreditam que comer chocolate causa espinhas. Os adolescentes ainda não cansaram de fazer promessas para deixar de comer o doce, desde que, em troca, as indesejáveis espinhas não apareçam mais. São várias as possibilidades para o surgimento delas, desde hereditariedade até questões hormonais. Mas o pobre do chocolate, segundo as pesquisas científicas, não tem nada a ver com isso.
  • Para se livrar dos soluços alguém tem que te assustar
A maioria da sabedoria popular sobre soluços, como prender a respiração ou beber um copo de água de ponta cabeça, não foi clinicamente comprovada como eficaz. Entretanto, em 1971 foi publicada uma pesquisa que dizia que tomar uma colher de chá de açúcar branco granulado ajudava. Dá pra tentar em casa.
  • Leite quente ajuda a adormecer
O leite contém pequenas quantidades de triptofano, mas você teria que beber galões para obter um efeito sonífero. 


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vem chegando o inverno, prepare-se.

Vem chegando o inverno, prepare-se.

A estação que antecede a primavera, o inverno, é caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, e com noites mais longas que os dias, além de trazer consigo o clima romântico e nostálgico.

Porém entre as demais sensações por ele propostas, devido a queda de temperatura e a redução da umidade relativa do ar, estão também uma maior propensão à doenças respiratórias,principalmente as alérgicas como asma, gripe, resfriados e rinite.

Em dias mais frios é comum a permanência das pessoas em ambientes fechado, por isso a proliferação de doenças virais se tornam mais frequentes.

Confira algumas dicas para prevenir doenças no inverno.

Medidas preventivas para adultos:

1.Evite ambientes fechados e/ou com muitas pessoas; se isso não for possível, abra portas e janelas para ventilá-los;

2.Previna-se: tomar vacinas contra a gripe e a pneumonia evitam complicações;

3.Em caso de contágio, não se medicar sem antes consultar um médico que possa indicar o medicamento e a dosagem adequados;

4.Mantenha o ambiente limpo e arejado;

5.Beba bastante líquido;

6.Consuma alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e acerola;

7.Lave as mãos com frequência;

8.Evite fumar e conviver com fumantes