terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dez dicas para cuidar bem da sua voz


Segundo OMS, o Brasil está em segundo lugar no ranking de incidência de câncer de laringe. Dicas ajudam a prevenir problemas
O tumor na laringe afeta cerca de 10 mil pessoas por ano no Brasil de acordo com pesquisa do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Como resultado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta o Brasil como o segundo país com maior incidência do tumor.
Segundo o otorrinolaringologista José Eduardo Pedroso, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, as principais causas da doença são o vício de fumar e a ingestão excessiva de álcool. Ele aponta também que o período de festas de fim de ano é quando se deve ter mais cuidado para não prejudicar a laringe.
“Nessas confraternizações, além de cantar ou falar muito alto, as pessoas acabam bebendo um pouco mais e abusando da comida, provocando o aumento do refluxo laringofaríngeo, que se trata do conteúdo do estômago que reflui e dá um ‘banho’ nas pregas vocais, causando inchaço, alteração na voz e prejudicando a laringe em geral”, afirma José.

O especialista separou algumas recomendações para preservar a saúde do aparelho vocal:

1. Evite gritar ou falar alto em ambientes ruidosos.

2. Não é recomendável ingerir líquidos ou alimentos muito gelados, principalmente em dias quentes.

3. Fumar é altamente nocivo à saúde do sistema respiratório, principalmente às pregas vocais.

4. Pigarrear e sussurrar são hábitos aparentemente inofensivos que podem trazer grandes prejuízos à voz.

5. Falar durante exercícios físicos de impacto, como vôlei e tênis, podem prejudicar as cordas vocais.

6. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também é nocivo, porque propicia um efeito anestésico na laringe, causando abusos do aparelho vocal.

7. É importante beber bastante água e manter uma alimentação leve, sem exagerar no consumo de alimentos gordurosos ou muito condimentados.

8. Chupar balas ou pastilhas para aliviar dores na garganta traz também efeito anestésico, levando também a abusos vocais.

9. O uso excessivo de ar condicionado traz problemas ao resfriar e reduzir a umidade do ar, provocando o ressecamento das cordas vocais.

10. Um otorrinolaringologista deve ser procurado a qualquer sinal de problemas como dores na garganta, rouquidão, cansaço ao falar, tosse, pigarro ou dificuldade para engolir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário