segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Confira 10 hábitos que colaboram para a insônia

 Quando a vigília indesejada aparece à noite, muitas vezes é recebida com julgamento e auto-recriminação. A atitude só atrasará ainda mais o retorno do sono.
Algumas pessoas aproveitam os finais de semana e feriados para dormir todas as horas que não conseguiu ao longo da semana, porém, o hábito contribui para as más noites nos dias úteis. O ideal é equilibrar as horas de sono em todos os dias.
Sonolência diurna é um sintoma comum de vigília noturna e pode levar a pessoa a dormir no meio do expediente. Embora existam indícios que comprovam os benefícios da soneca durante a tarde, mas dormir mal à noite é prejudicial à saúde.
Cafeína, outras bebidas energéticas e alimentos com alta quantidade de açúcar são usados para compensar a energia não obtida durante o sono. No entanto, estes alimentos acentuam ainda mais os problemas de insônia e o problema só tende a se agravar.
Muitas pessoas acreditam que o sonho não é importante , quando, na verdade, ele é fundamental para nossa saúde física e mental, bem como para a memória. Cultive, relembre e fale sobre os sonhos.
Existe uma crença comum que quando uma pessoa não consegue dormir, o melhor a fazer é ficar na cama esperando o sono chegar. Esta prática, geralmente, resulta em insônia condicionada - uma associação da própria cama com a vigília. O ideal é ir para a cama somente quando você se sentir sonolento e sair dela para relaxar em outro lugar quando você não consegue dormir.
Em parte culpa das propagandas de TV, as pílulas para dormir são cada vez mais usadas como método. Os medicamentos mascaram o problema e deixam a pessoa drogada.
Muitas pessoas encerram o dia agitado com um copo de vinho ou de outra bebida alcoólica. Quando o álcool é metabolizado ele costuma causar insônia, por isso, apesar de relaxar, as bebidas não combinam com uma boa noite de sono.
Em um esforço para relaxar, as pessoas costumam ver um pouco de TV ou ler um livro. Como método de relaxamento estas atividades até funcionam, mas a luz azul da TV, por exemplo, incentiva a acordar e suprime a substância do sono, a melatonina.
O ideal não é, literalmente, "ir dormir." É preciso relaxar e deixar o sono tomar conta do corpo, no lugar da agitação diária. Deitar na cama ansioso para cair no sono pode causar insônia.

Fonte: Terra Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário