Todos nós, alguma vez na vida, já sentimos aquela sensação desagradável de azia… Uma sensação de ardor ou dor no estômago, que pode irradiar ao longo da face anterior do peito.
A maioria das pessoas com problemas digestivos refere que sintomas como azia, sensação de ardor e/ou má digestão, encontra-se, muitas vezes, relacionados com a alimentação. Frequentemente mencionam sintomas que melhoram com uma simples dieta.
1. Nunca tome medicamentos sem a orientação do seu médico.
Os medicamentos que existem atualmente são bastante fortes no combate aos sintomas, no entanto podem “mascará-los”, retardando o diagnóstico de doenças mais graves como o próprio cancro.
É necessário ter atenção aos medicamentos para as dores (analgésicos), antigripais, para além dos anti-inflamatórios, sobretudo os conhecidos como não-específicos. Estes são uma das principais causas de problemas digestivos.
2. Bom senso relativamente ao que come.
Deve evitar tudo aquilo que sabe que lhe faz mal e dar preferência aos alimentos que não costumam produzir sintomas. Não necessita de passar fome para fazer dieta. Nem deve comer
3. Refeições às horas certas.
Tome as refeições às horas certas, num ambiente calmo, mastigando bem os alimentos. Não tenha pressa! Dez minutos a mais não vão fazer tanta diferença.
4. Não fique muito tempo
Se
5. Não se deite após as refeições.
Deitar-se depois das refeições pode agravar os sintomas. Deve aguardar um intervalo mínimo de 90 minutos entre a última refeição e o dormir. Proceda da mesma forma para aquela sesta após o almoço.
6. Dê preferência a frutas, verduras e legumes.
Prefira estes alimentos, preparados da forma que mais gosta, em vez daqueles com gorduras e muito condimentados. Elimine os excessos de alho, cebola e pimentão, entre outros.
7. Leite sim, mas com moderação.
O leite alivia a sensação de ardor, mas, por conter muito cálcio e proteínas que estimulam a secreção ácida do estômago, é recomendado apenas um copo, uma a duas vezes ao dia, preferencialmente no período diurno. Evite tomar leite antes de dormir.
8. Fumar, nem pensar.
O fumo do cigarro está relacionado com problemas de estômago como por exemplo atrasa a cicatrização de uma úlcera e azia.
9. Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação e nunca em jejum.
Antes do consumo de bebidas alcoólicas deve comer qualquer coisa. Refrigerantes e bebidas gaseificadas devem ser tomados com moderação, uma vez que o gás distende o estômago, provocando uma sensação de enfartamento e estimulando a secreção ácida.
10. Evite demasiado café.
Um café após o almoço e o jantar não causam problema. O que não deve é tomar constantemente café. Esta situação é igualmente válida para o descafeinado e chás. Os melhores chás são os de erva-doce e camomila.
Cumpra as regras! Se abusar o estômago vai reclamar.
Não deixe de seguir as orientações do seu médico e procure voltar às consultas nas datas estabelecidas.
Fonte: www.100azia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário