O evento realizado na Capital Federal nos dias 15 e 16 abriu espaço para as empresas de Home Care, operadoras de saúde, gestores em saúde e o próprio Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead) iniciarem importante discussão em torno da Assistência Médico-Domiciliar no Distrito Federal capaz enxergar todos os personagens envolvidos no processo da assistência e assegurar um atendimento de qualidade e efetivo para o paciente.
Com o compromisso de abordar a assistência domiciliar nos seus aspectos de gestão e técnico, o evento foi aberto pelo presidente do Nead, Dr. André Minchillo, que abordou a realidade da assistência médico-domiciliar no cenário nacional e os desafios do Distrito Federal. Em sua palestra, Minchillo, destacou que o segmento de Home Care é relativamente jovem, mas que está se estruturando de forma gradativa nesses últimos anos. “A utilidade desta iniciativa é importante para que se criem ferramentas de gestão e aprendizado” comentou.
Para o presidente da entidade, o acesso da população aos serviços de assistência domiciliar está crescendo consideravelmente. No cenário da assistência domiciliar expôs que ainda se afiguram dificuldades de acesso a hospitais para que se chegue ao paciente para realizar uma avaliação.
Outro tema abordado ainda no dia da abertura tratou de discutir maneiras de administrar a diversidade de interesses como parceiros em Home Care. Conduzida pelo médico e Coordenador Médico do Grupo Ideal Care, Dr. Oswaldo Lourenço de Molla Neto, a apresentação buscou retratar os principais atores e parceiros que atuam no sistema e o que se deve considerar quando se fala em gerenciamento.
Para o médico “as operadoras de planos de saúde acreditam que os prestadores de serviços e os profissionais de saúde sobrecarregam de forma desnecessária as despesas do sistema e por isso, desenvolvem métodos para evitar a realização ou pagamento daquilo que consideram desnecessário”, comentou Neto.
O segundo dia do evento foi marcado pela exposição da visão de operadoras de saúde em Autogestão e Medicina de Grupo. Hênio Braga, Gerente da CASSI em Brasília, expôs os cuidados domiciliares na visão de uma empresa de autogestão. Em sua palestra comentou a estratégia de saúde da família implementada pela CASSI e de que maneira a assistência domiciliar está inserida nessa estratégia. “Na CASSI fazemos a gestão das necessidades do paciente, e não a gestão da oferta do mercado”. Comentou. Para o palestrante é preciso que haja um processo de interação e integração da assistência oferecida. “É preciso repensar as práticas de atenção domiciliar” destacou.
O ponto máximo do evento reuniu em mesa redonda os personagens que atuam no segmento em torno da discussão da administração da diversidade de pensamentos. Participaram da discussão a Diretora Regional da União Nacional das Empresas de Autogestão em Saúde (Unidas), Angela Oliveira, o Presidente do Nead, Dr. André Minchillo, o Gerente da CASSI, Hênio Braga, com mediação do representante da empresa Pleno Saúde, Dr. Ricardo Spilborghs.
Entre os assuntos discutidos foram descatados os processos de acreditação atuais. Para o grupo, ainda há que se discutir a validade dos protocolos utilizados para o segmento de Assistência Domiciliar, haja vista que se trata de processos emanados do ambiente hospitalar, que não estão adaptados para a realidade domiciliar. Outra questão foi o fato de que a acreditação não assegura à empresa diferenciação em preço.
Concluídos os painéis o evento foi finalizado com a expectativa de se começar a pensar em sua próxima edição.
Confira fotos do evento.
Grupo Ideal Care marca presença com estande
Participantes
Massagem no estande do Grupo.
Evento maravilhoso.Sentimos orgulho de fazer parte de Grupo Ideal Care.
ResponderExcluir