quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tempo seco: Cuidados redobrados.

A baixa umidade relativa do ar aumenta os riscos de gripe, resfriados, alergias e viroses. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice considerado ideal da umidade é de 60%, mas são frequentes números muito abaixo disso.

Com pouca chuva, ocorre um aumento nos níveis de substâncias como dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão.

Os efeitos na saúde são imediatos. A sensação é de ressecamento no nariz e garganta, dificuldade para respirar, irritação nos olhos, entre outros sintomas.

A baixa umidade pode afetar as vias aéreas e desencadear problemas respiratórios como asma, bronquite e rinite.

Um estudo divulgado recentemente pela USP (Universidade de São Paulo) revela que em situações de baixa umidade,
aumentam os riscos de morte entre idosos que sofrem de problemas respiratórios e cardíacos.

Crianças e idosos tendem a ser mais sensíveis aos problemas causados pelo tempo seco, mas os cuidados devem se estender a toda família. O cuidado essencial, nesse caso, é incentivar a ingestão de muita água, sucos naturais e água de coco. 
 
Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Dormir em local arejado e umedecido pode contribuir para uma noite de sono tranquila. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios de água e até umidificadores. Recomenda-se, ainda, o uso de soro fisiológico para manter a lubrificação dos olhos.
A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e passe creme hidratante sempre que possível. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.
Deve-se ainda evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e as 15h, umidificar o ambiente, permanecer em locais protegidos de sol e consumir bastante água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário