Pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas apontou que de cada quatro pessoas, uma é analfabeta funcional, ou seja, não consegue interpretar as recomendações para o tratamento.
O estudo foi realizado pelo Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP e revelou que mais da metade da população tem dificuldades em entender informações referentes à administração de medicamentos, resultados de exames e agendamentos de consultas.
312 pessoas foram avaliadas, das quais 33% foram consideradas analfabetas funcionais e 45,5% mostraram dificuldades de compreensão de frases e textos simples.
Confira a íntegra da matéria na página do Instituto Central do Hospital das Clínicas http://www.ichc.hcnet.usp.br
É considerado Analfabeto funcional aquele ou aquela que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças e textos curtos, e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas.
Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário