quinta-feira, 1 de julho de 2010

Funcionamento do Home Care para o paciente

Conheça a seguir as etapas do processo Ideal Care que permite ao paciente ingressar em um serviço de Home Care (Internação Domiciliar). Em geral, as dúvidas são recorrentes nos processos de avaliação dos pacientes, principalmente por parte dos familiares.

Etapas:
1.   O médico assistente do paciente, após avaliar o caso, constata que o paciente é um candidato em potencial a receber os cuidados necessários em regime domiciliar.

2.   O médico informa ao paciente e/ou ao seu responsável sobre a possibilidade de substituir o atendimento hospitalar pelo tratamento em regime de Home Care e lhes orienta buscar informações junto ao plano de saúde para obter informações sobre cobertura.

3.  Nos casos em que o paciente opta pelo custeio particular, o médico responsável escreve uma prescrição médica detalhando os cuidados a serem executados em regime domiciliar.

4.  O próprio paciente e/ou seu responsável pode entrar em contato com a prestadora do serviço, a exemplo da Ideal Care, para obter informações, conhecer a empresa e solicitar a avaliação do paciente.

5.  A avaliação é o processo de conhecer o paciente, detalhar todos os recursos a serem utilizados no regime de Home Care e solicitar ao médico a prescrição médica com a indicação e justificativa para continuidade do tratamento do paciente em regime domiciliar.

6.  Em alguns casos próprio médico ao identificar a possibilidade de Home Care, encaminha a prescrição e justificativa para a equipe de enfermagem do hospital que toma as providências necessárias de contatar o plano de saúde ou o responsável pelo custeio do atendimento.

7.  Na ocasião da avaliação, a Ideal Care apresenta a empresa, orienta novamente o paciente e/ou o seu responsável sobre o que é Home Care e o seu funcionamento, realiza a avaliação clínica do paciente, realiza a avaliação do domicílio do paciente (se aplicável), conclui a avaliação e encaminha para o plano de saúde para análise e aprovação.

Obs.: No caso em que a Ideal Care julga necessária a adequação do domicílio para viabilizar o acolhimento do paciente, encaminha um relatório para o plano de saúde e para a família orientando as providências necessárias.

8.   Após a aprovação, a Ideal Care recebe a autorização do plano de saúde para iniciar o processo de desospitalização do paciente, baseando-se no plano de atenção domiciliar indicado no orçamento aprovado.

9.   De posse da autorização, a Ideal Care estabelece contato com o hospital, com a família e com o paciente, se aplicável, para:
a.  informar a autorização.
b.  explicar os serviços e o tempo de cobertura.
c.  orientar sobre os direitos e deveres de conduta do paciente e da empresa.
d.  explicar em detalhes quais recursos que serão custeados pelo plano de saúde ou, se aplicável, os recursos a serem custeados por outra fonte pagadora.
e.  orientar sobre os procedimentos.
f.   levantar as informações sobre a alta do paciente para definir a desospitalização para o ambiente domiciliar.


O PLANEJAMENTO DE DESOSPITALIZAÇÃO INICIA-SE AQUI!

11. A Ideal Care agenda a data da desospitalização. Na ocasião, estabelece contato com o paciente e seus familiares para dar início ao processo, o que inclui a assinatura de documentos específicos e a educação do cuidador.

12. A equipe assistencial da Ideal Care coordena a estruturação de um ambiente propício aos cuidados, promove a entrega e montagem de todos os recursos necessários para cumprir com o plano de atenção, recursos como: medicamentos, equipamentos médicos duráveis e tudo mais que se fará necessário.

13.  O trabalho é realizado em cooperação com o paciente e familiares.

14.  Com todos os recursos na residência do paciente a equipe assistencial promove a transferência do paciente para o ambiente domiciliar.

15.  Esta mesma equipe assistencial se dirige à residência do paciente para recepcioná-lo e dar início aos protocolos de atendimento.

16.  Inicialmente os cuidados são executados conforme plano de atenção primário.

17. O paciente recebe a visita de todos os profissionais envolvidos com seus cuidados, e cada profissional desenvolve o seu plano de atenção individual.

18. Os planos de atenção contêm o diagnóstico por disciplina, metas a serem atingidas, condutas a serem tomadas para atingir a meta, avaliações periódicas do plano de tratamento e condutas de atualização.

19. Reuniões multidisciplinares são realizadas periodicamente pela Ideal Care para avaliar o progresso do paciente e fazer ajustes se necessários.

3 comentários:

  1. sou auxiliar e técnica de enfermagem,gostaria de saber como envio meu curriculo a vocês, desde já, agradeço

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  2. Boa tarde,

    Você pode encaminhar seu currículo para o email: dp.bsb@idealcare.com.br

    Att.,
    Ideal Care

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  3. Gostaria muito de saber, quem custeia os dias do enfermo no hospital, em caso de negligência de um técnico de enfermagem, derrubar o paciente causando fraturas e esse paciente ter que voltar ao hospital e ficar internado por vários dias? Podemos exigir esse valor do home care? Existe uma lei que nos aponte isso e o que devemos fazer com o tecnico de enfermagem com a negligência causada por ele? Devemos comunicar ao Coren e como fazemos isso?
    Eu sou Edinete Ferreira de Carvalho e meu email é: edinetefcarvalho@hotmail.com.

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