quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dieta desintoxicante ajuda a reequilibrar organismo


No verão, problemas de saúde decorrentes da alimentação inadequada como aumento de peso, desidratação e diarreia são muito comuns, juntamente com a perda de líquidos e sais minerais devido às altas temperaturas. A boa notícia é que um cardápio leve e o consumo de muito líquido pode não só curar boas "ressacas", como servir de prevenção para boa parte dos casos de mal-estar estomacal e intestinal durante as férias, limpando as toxinas deixadas por aquela fritura com cerveja.

O ideal é fazer uma dieta desintoxicante, que contém alimentos capazes de ajudar na eliminação de toxinas pelo organismo, ensina Danielle Real, nutricionista do Hospital Vita Batel (PR). Segundo ela, melhora da função intestinal para consequente eliminação das toxinas e absorção de nutrientes, melhora da função diurética, digestiva e antiinflamatória são algumas das vantagens em consumir esses alimentos inteligentes, capazes de deixar o corpo em equilíbrio e saudável.

Água, sim
Nessa dieta não pode faltar água, é claro. O consumo de líquidos, principalmente água, sucos naturais e água de coco deve ser dividido ao longo do dia, em vários períodos para que o organismo aproveite melhor. Além de hidratar todos os órgãos, a ingestão de líquidos ainda mantém a pele e o cabelo mais bonitos. A água de coco também é uma excelente opção, pois apresenta baixo valor calórico e eletrólitos como sódio e potássio, essenciais em casos de desidratação intensa.

Outra dica da Danielle Real é comer alimentos naturais ricos em fibras como frutas e vegetais que também ajudam a repor o liquido perdido pela transpiração excessiva. Pode abusar de saladas cruas, pois são leves e de fácil digestão e ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Coringas do cardápio
Chás claros como de hortelã e gengibre são excelentes diuréticos. A hortelã, aliás, é uma erva rica em vitaminas A, B e C, além de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Frutas como o abacaxi e a melancia também têm poder diurético, o abacaxi ainda facilita a digestão, especialmente de carnes. Carboidratos? Aposte no arroz integral (rico em fibras) ele faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável. Por fim, a couve possui uma boa quantidade de ferro, que ajuda na formação de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos.

Veja abaixo duas opções de dietas desintoxicantes. A primeira, recomendada por Andrea Uzeda, nutricionista da Clínica Dicorp, em São Paulo. A segunda, por Mariana Maciel, nutricionista clínica em São Paulo.

Dieta desintoxicante 1

Café da manhã: Suco de melancia (diurético) + hortelã (digestivo) + linhaça dourada (antiinflamatório e regulação da função intestinal)

Lanche: Mix de oleaginosas - castanhas, nozes, avelãs (antiinflamatórios) + chá verde (diurético e termogênico)

Almoço: Salada de quinoa, tomate, cebola, pepino e azeite aromatizado com alecrim (antiinflamatório e diurético) + atum com crosta de gergelim ao molho de laranja (antiinflamatório e digestivo)

Lanche da tarde: salada de frutas + chia (regulação da função intestinal e antiinflamatório)

Jantar: Sopa creme de abóbora com gengibre (antiinflamatório e termogênico)

Ceia: Abacate + agave + limão (digestivo, diurético, antiinflamatório)

Dieta desintoxicante 2

Café da manhã: 2 fatias de melão ou melancia, 1 fatia de pão integral ou 2 fatias de pão light, 1 colher (sopa) de geleia dietética ou 1 colher (chá) de margarina light chá-verde, de hortelã ou de gengibre

Lanche : 1 talo de erva-doce ou de salsão, 1 gelatina dietética

Almoço: 1 concha de sopa desintoxicante, 1 prato de salada. Legumes crus permitidos: nabo, alface, cebola, alho, acelga, cenoura, salsa, couve, escarola, almeirão, rabanete e rúcula. Cozidos em água e sal ou no vapor: chuchu, couve-de-bruxelas, couve-flor, brócolis, aspargo e alcachofra. Temperos: sal, limão, shoyu, asceto balsâmico, 6 colheres (sopa) de grãos (milho, centeio, aveia, arroz integral, soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, trigo) cozidos em água e temperados com cebola, alho e ervas

Sobremesa: 2 fatias de melão

Lanche da tarde: 2 porções de frutas (1 porção = 2 ameixas vermelhas ou amarelas; 1 xíc. (chá) de amora ou morango; 1 laranja; 1 mexerica; 1 pêssego; 1 nectarina; 1 maçã pequena), 1 gelatina diet

Jantar: 1 concha de sopa desintoxicante, 1 prato de salada de folhas e legumes (mesmas opções do almoço), 8 sticks de kani ou 2 fatias de queijo branco, 1 porção de gelatina dietética

Ceia: 1 porção de fruta, 1 gelatina diet

Fonte: Agência Hélice

Um comentário: