segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Assegure a Saúde e Bem Estar durante o Carnaval


Vem aí alguns dias de carnaval e você não deve esquecer as regras básicas para sobreviver a estes dias de folia intensa. Para agüentar toda esta maratona é preciso tomar alguns cuidados essenciais a fim de assegurar a saúde e bem estar. Veja a seguir algumas dicas úteis para garantir dias de muita alegria e bom divertimento a todos!

* Alimentar-se bem! Na véspera da folia, consuma mais carboidratos, e antes de sair para as festas prefira algo leve;
* Não consuma bebidas alcoólicas de estômago vazio. Intercalar a bebida com água mineral para não desidratar. Nunca dirigir depois de beber;
* Prefira roupas leves e de cor claras, e esteja atento ao calçado que deve ser confortável para evitar bolhas e ferimentos;
* Não esqueça o protetor solar;
* Faça sexo seguro, a utilização de preservativos é necessária sobretudo com a disseminação da AIDS/HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis,  além disso evita uma gravidez indesejada;
* Tenha cuidado com seus pertences pessoais como documentos, cartões de crédito e telefones.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O nosso parabéns à cidade de São Paulo que comemora hoje 458 anos.

São Paulo, és chamarisco, com certeza!
Filhos postiços te conhecem bem.
És berço do trabalho, és fortaleza.
Mas para erguer-te vêm povos d´além.

E esperançosos de encontrar riqueza
De todos os recantos eles vêm.
Insistem na labuta com firmeza
se querem conquistar algum vintém.

E o esforço em bloco é que te faz enorme.
São Paulo, és a cidade que não dorme.
Embora tenhas na alma um peito de aço.

Na condição de irmão hospitaleiro
abrigas com carinho lisonjeiro
o mundo inteiro;sob teu regaço.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Veja 30 dicas de saúde para mulheres

Ter a saúde em dia é questão de criar e manter hábitos simples que incluem alimentação saudável, monitoramento constante das condições gerais e um estado mental positivo. A boa notícia é que nem tudo se resume à restrição ou vigilância e ingerir algumas doses de bebidas alcoólicas e também comer chocolate fazem parte dessa rotina. Pensando exclusivamente na saúde feminina, a revista norte-americana Health elaborou um plano com 30 dicas - para colocar em prática ou refletir durante todos os dias do mês, que irão ajudar a prevenir doenças. Confira:

1. Fazer um teste de colesterol: a maioria das mulheres se preocupa muito com o câncer de mama, mas na verdade, a doença cardíaca é o assassino número um das mulheres. Faça um teste de colesterol para saber se você está em risco.

2. Manter atitude positiva: estudos comprovaram que pessoas que mantêm atitudes positivas produzem maior quantidade de anticorpos contra a gripe. Outro estudo mostrou que pessoas que vivem em estado radiante fabricam mais anticorpos em resposta à vacinação. Os pesquisadores não são claros sobre a conexão, mas sabem que o cérebro se comunica com o sistema imunológico e vice-versa.

3. Ingerir cálcio: muitas pessoas não consomem a quantidade suficiente de cálcio, que ajuda a prevenir a osteoporose, por meio da dieta. Mulheres com idades entre 19 e 50 anos devem ingerir 1000 miligramas ou comer de 3 a 4 porções de alimentos ricos no mineral (tomado com vitamina D para a absorção) por dia.

4. Exercícios físicos para melhorar o humor: as atividades físicas trazem uma série de benefícios para a saúde e podem reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite e outras. Mas a melhor notícia é que ela pode melhorar o humor. Um estudo descobriu que, para pessoas deprimidas, o exercício foi tão eficaz quanto a medicação antidepressiva.

5. Relacionamento: ter uma boa rede de amigos e familiares está associado a maior longevidade, enquanto a solidão está associada a riscos de doenças cardíacas.

6. Cheque sua vida sexual: é bom checar sua vida sexual. Verifique se os seus hábitos sexuais estão fora de controle, destruindo seus relacionamentos, além de perturbar sua vida em geral. Isso poderia ser um problema.

7. Receba uma massagem: a massagem pode ser uma arma secreta. Mesmo realizando atividades estressantes, quem recebe uma massagem mensal suporta melhor os efeitos da rotina cansativa.

8. Brinde: beber moderadamente, não mais do que um drinque por dia para as mulheres, pode protegê-la de doenças cardiovasculares. E pode ajudar a evitar ganho excessivo de peso, segundo pesquisas. Apenas não exagere.

9. Pratique alguma atividade ao sol: apenas 15 a 20 minutos de exposição à luz solar por dia (sempre com uso de protetor solar) pode fornecer a quantidade necessária diária de vitamina D. A substância ajuda a combater diabetes, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, pressão arterial alta e talvez até mesmo o resfriado comum. Mas não exagere, muita exposição ao sol pode aumentar o risco de câncer de pele.

10. Consulte o seu dentista: saúde bucal é mais do que manter apenas os dentes bonitos. Em particular, a doença periodontal está ligada a um maior risco de doenças cardíacas e diabetes. Então visite seu dentista.

11. Sair com pessoas saudáveis: os bons hábitos de outras pessoas podem passar para você. Estudos sugerem que uma série de fatores, como felicidade aparente, obesidade, tabagismo, e até mesmo solidão, são fortemente influenciados pelas pessoas ao seu redor. Portanto, seja seletivo em relação aos amigos.

12. Escrever uma lista: conhecimento é poder, especialmente quando se trata de sua saúde. Há dez testes que você pode fazer este ano, incluindo um check-up de pele, exame de sangue e triagem auditiva, que pode ajudar a compreender o seu estado de saúde geral e evitar problemas futuros.

13. Teste a quantidade de açúcar do sangue: pré-diabetes é uma condição na qual o açúcar no sangue está elevado, mas não muito alto o suficiente para ser classificado como diabetes. Mas é quase tão tóxico para o organismo como a diabetes em si. Além do mais, cerca de 57 milhões de pessoas nos EUA têm pré-diabetes, mas não sabem disso. Exercício físico regular e um alto teor de fibras na dieta, aliados ao consumo de carboidratos saudáveis, podem manter o açúcar no sangue dentro da faixa de segurança.

14. Tomar banho frio: os devotos afirmam que duchas frias ajudam no baixo consumo de energia, a evitar enxaquecas, auxiliam na boa circulação e para redução da dor, além de permitir que as mulheres envelheçam graciosamente. (Alguns chegam a argumentar que eles são segredo da mulher francesa para ter seios firmes.)

15. Exercite seus ossos: exercícios como caminhar, dançar ou levantamento de peso podem manter os ossos fortes e saudáveis. Especialistas recomendam pelo menos duas horas e meia por semana.

16. Controle o seu estresse: estresse não é apenas desagradável, mas também pode prejudicar a saúde, aumentando inflamações no corpo e riscos de doenças cardíacas.

17. Fazer mamografia: alguns médicos afirmam que a melhor idade para fazer a mamografia é aos 40, outros dizem que o ideal é aos 50. Descubra o que o seu médico acha certo para você, baseado em sua idade e em outros fatores de risco.

18. Consuma um pouco de gengibre: durante séculos, o gengibre tem sido usado no tratamento de uma gama de problemas estomacais. Os investigadores acreditam que seus compostos estimulam as secreções digestivas e melhoram o tônus muscular intestinal.

19. Comer banana: ou um outro alimento rico em potássio e pobre em sódio, como uma batata cozida com a pele ou um abacate. Este tipo de alimento, além de ajudar na perda de peso e nos exercícios, pode manter a pressão arterial sob controle.

20. Faça do sono uma prioridade: o sono pode ser o último em sua lista, mas talvez seja hora de movê-lo para cima. Novas pesquisas sugerem que a falta de sono pode perturbar o controle de açúcar no sangue e aumentar o risco de diabetes tipo 2.

21. Lave as mãos: o hábito é a atitude número na prevenção de doenças como resfriados, além de manter longe outros problemas como infecções por bactérias e outros vírus.

22. Pensar sobre a saúde da mama: para as mulheres jovens, o câncer de mama muitas vezes é uma das últimas coisas em suas mentes. Mas você pode começar a pensar em simples medidas preventivas, como a amamentação, exercícios e exames clínicos das mamas, mesmo em seu 20 e 30 anos.

23. Escolha alimentos saudáveis: eles são itens saborosos que oferecem s mais antioxidantes, gorduras saudáveis ou outros bons ingredientes em relação à quantidade de calorias consumidas.

24. Viver com propósito: pesquisas mostram que pessoas que são felizes e têm um propósito na vida são menos propensas a desenvolver comprometimento cognitivo e doença de Alzheimer. Por que não começar jovens?

25. Preste atenção a dores nas articulações: não há idade para desenvolver problemas nas juntas, como nos joelhos. Excesso de peso e pouca movimentação física colaboram para isso.

26. Coma mais alho: o alho é rico em antioxidantes e ajuda a combater a inflamações, diz Carmia Borek, PhD, professor e pesquisador do departamento de saúde pública e medicina da família na Tufts University School of Medicine, em Boston, nos Estados Unidos. Ele ajuda a aumentar as defesas contra doenças e provavelmente ajuda a prevenir o câncer e melhorar a saúde do coração.

27. Parar com certos hábitos: descubra um método que funciona melhor para você largar o vício de fumar para sempre.

28. Comer um pouco de chocolate: comer um quarto de chocolate todos os dias, um montante igual a cerca de um ovo de Páscoa pequeno, pode reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

29. Comer feijão e frutas: o feijão vermelho encabeça a lista dos alimentos com maior concentração de antioxidantes, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. As frutas também entram na lista de itens com o mesmo benefício.

30. Cuidado com alimentos gordurosos: você pode ficar viciado. Um novo estudo (em ratos) sugere que o acesso irrestrito a alimentos ricos em gordura, como bacon e cheesecake, pode desencadear o mesmo tipo de comportamento compulsivo como drogas como a cocaína.

XI Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar Hospital Israelita Albert Einstein

Dos dias 21 a 23 de Março de 2012, acontece o XI Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar Hospital Israelita Albert Einstein , que este ano tem como temática "Assistência Domiciliar no Brasil - Sustentabilidade Política, Administrativa, Técnica e Financeira".
Saiba mais em: http://apps.einstein.br/sibrad/index.htm

Confira a programação.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cuidados com os olhos durante o verão


Excesso de cloro em piscinas e filtro solar são os principais causadores de alergias oculares.

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta sobre os cuidados que a população deve ter para evitar irritações, alergias e outros problemas com os olhos durante o período mais quente do ano. A exposição dos olhos à luz solar, água do mar e piscinas pode ser prejudicial à visão, e por isso algumas precauções são necessárias.

Segundo a oftalmologista Stefânia Danca, do Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo, unidade da Secretaria no Glicério, região central da capital paulista, os raios ultravioleta, transmitidos pelo sol, podem causar grandes danos à visão, pois queimam tanto a parte externa dos olhos quanto a interna.

“A melhor maneira de proteger os olhos do sol é usando chapéus e óculos escuros”, afirma a oftalmologista.

Nesta época do ano também é muito comum o aparecimento de alergias e irritações na região dos olhos, principalmente por conta do cloro presente na água das piscinas e do contato com cremes pós-sol e filtros solares, que deve ser evitado ser usado muito perto dessa área.

“O excesso de cloro na água da piscina, além de causar reação alérgica, gera uma grande irritação e vermelhidão na região dos olhos, pois o cloro presente na água seca as lágrimas, deixando as pálpebras ressacadas. Logo que a pessoa sair da água da mar, piscina ou lago, é importante  lavar bem o rosto, principalmente os olhos”, explica Stefânia.

Em caso de alergia leve, deve ser usado somente um colírio lubrificante ou “lágrima artificial”, para lubrificar os olhos. Os demais colírios só podem ser utilizados mediante prescrição médica.

É recomendado também que quando uma pessoa suspeitar de alergia nos olhos, se afaste o mais rápido possível do produto que pode ter causado a reação e lavar bem o local atingido. Se o efeito não passar, a orientação é procurar um médico imediatamente, pois pode ser necessária a prescrição de antialérgicos.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dieta desintoxicante ajuda a reequilibrar organismo


No verão, problemas de saúde decorrentes da alimentação inadequada como aumento de peso, desidratação e diarreia são muito comuns, juntamente com a perda de líquidos e sais minerais devido às altas temperaturas. A boa notícia é que um cardápio leve e o consumo de muito líquido pode não só curar boas "ressacas", como servir de prevenção para boa parte dos casos de mal-estar estomacal e intestinal durante as férias, limpando as toxinas deixadas por aquela fritura com cerveja.

O ideal é fazer uma dieta desintoxicante, que contém alimentos capazes de ajudar na eliminação de toxinas pelo organismo, ensina Danielle Real, nutricionista do Hospital Vita Batel (PR). Segundo ela, melhora da função intestinal para consequente eliminação das toxinas e absorção de nutrientes, melhora da função diurética, digestiva e antiinflamatória são algumas das vantagens em consumir esses alimentos inteligentes, capazes de deixar o corpo em equilíbrio e saudável.

Água, sim
Nessa dieta não pode faltar água, é claro. O consumo de líquidos, principalmente água, sucos naturais e água de coco deve ser dividido ao longo do dia, em vários períodos para que o organismo aproveite melhor. Além de hidratar todos os órgãos, a ingestão de líquidos ainda mantém a pele e o cabelo mais bonitos. A água de coco também é uma excelente opção, pois apresenta baixo valor calórico e eletrólitos como sódio e potássio, essenciais em casos de desidratação intensa.

Outra dica da Danielle Real é comer alimentos naturais ricos em fibras como frutas e vegetais que também ajudam a repor o liquido perdido pela transpiração excessiva. Pode abusar de saladas cruas, pois são leves e de fácil digestão e ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Coringas do cardápio
Chás claros como de hortelã e gengibre são excelentes diuréticos. A hortelã, aliás, é uma erva rica em vitaminas A, B e C, além de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Frutas como o abacaxi e a melancia também têm poder diurético, o abacaxi ainda facilita a digestão, especialmente de carnes. Carboidratos? Aposte no arroz integral (rico em fibras) ele faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável. Por fim, a couve possui uma boa quantidade de ferro, que ajuda na formação de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos.

Veja abaixo duas opções de dietas desintoxicantes. A primeira, recomendada por Andrea Uzeda, nutricionista da Clínica Dicorp, em São Paulo. A segunda, por Mariana Maciel, nutricionista clínica em São Paulo.

Dieta desintoxicante 1

Café da manhã: Suco de melancia (diurético) + hortelã (digestivo) + linhaça dourada (antiinflamatório e regulação da função intestinal)

Lanche: Mix de oleaginosas - castanhas, nozes, avelãs (antiinflamatórios) + chá verde (diurético e termogênico)

Almoço: Salada de quinoa, tomate, cebola, pepino e azeite aromatizado com alecrim (antiinflamatório e diurético) + atum com crosta de gergelim ao molho de laranja (antiinflamatório e digestivo)

Lanche da tarde: salada de frutas + chia (regulação da função intestinal e antiinflamatório)

Jantar: Sopa creme de abóbora com gengibre (antiinflamatório e termogênico)

Ceia: Abacate + agave + limão (digestivo, diurético, antiinflamatório)

Dieta desintoxicante 2

Café da manhã: 2 fatias de melão ou melancia, 1 fatia de pão integral ou 2 fatias de pão light, 1 colher (sopa) de geleia dietética ou 1 colher (chá) de margarina light chá-verde, de hortelã ou de gengibre

Lanche : 1 talo de erva-doce ou de salsão, 1 gelatina dietética

Almoço: 1 concha de sopa desintoxicante, 1 prato de salada. Legumes crus permitidos: nabo, alface, cebola, alho, acelga, cenoura, salsa, couve, escarola, almeirão, rabanete e rúcula. Cozidos em água e sal ou no vapor: chuchu, couve-de-bruxelas, couve-flor, brócolis, aspargo e alcachofra. Temperos: sal, limão, shoyu, asceto balsâmico, 6 colheres (sopa) de grãos (milho, centeio, aveia, arroz integral, soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, trigo) cozidos em água e temperados com cebola, alho e ervas

Sobremesa: 2 fatias de melão

Lanche da tarde: 2 porções de frutas (1 porção = 2 ameixas vermelhas ou amarelas; 1 xíc. (chá) de amora ou morango; 1 laranja; 1 mexerica; 1 pêssego; 1 nectarina; 1 maçã pequena), 1 gelatina diet

Jantar: 1 concha de sopa desintoxicante, 1 prato de salada de folhas e legumes (mesmas opções do almoço), 8 sticks de kani ou 2 fatias de queijo branco, 1 porção de gelatina dietética

Ceia: 1 porção de fruta, 1 gelatina diet

Fonte: Agência Hélice

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nas férias, que cuidados ter com a saúde da criançada?

As férias escolares e o verão chegaram o que muda a rotina da garotada seja na alimentação ou no tempo em que passam expostas a atividades ao ar livre. Se o tempo livre é sinônimo de diversão para os pequenos, para os pais pode representar uma dose a mais de preocupação. Livres e soltas o durante o dia inteiro, a garotada fica mais propícia a sofrer com as conseqüências do calor, com os riscos de intoxicação, traumas e com pequenos acidentes domésticos. Em algumas unidades de saúde, os atendimentos pediátricos de urgência crescem até 50% nessa época. Confira as dicas dos pediatras do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no Rio de Janeiro, para evitar problemas durante a estação.

O perigo da desidratação

O calor e as brincadeiras fazem a transpiração aumentar. Com isso, as crianças perdem água e sais minerais proporcionalmente mais rápido do que os adultos. Se a reposição de líquidos não for feita adequadamente, a desidratação pode trazer conseqüências graves. "Quando a criança pede água, em geral, é sinal de que o organismo está necessitando hidratar-se", alerta o chefe do Serviço de Pediatria do HSVP, Alberto Elias Chacur.

Procure oferecer água e sucos naturais à criança, mesmo quando estiver sem sede. Escolha roupas claras, folgadas e fresquinhas, evitando tecidos sintéticos e dando preferência aos de algodão.

Os sintomas da desidratação são vários: olhos fundos, pele ressecada, cansaço, letargia, longos períodos sem urinar e, nos bebês, a moleira pode se apresentar baixa ou deprimida. "Na presença de qualquer destes sinais, dê ao seu filho o soro hidratante e procure auxílio médico", orienta o especialista.

De olho na alimentação

O calor facilita a proliferação de microorganismos, estragando os alimentos mais rapidamente e aumentando a incidência de gastroenterites. "Vômitos e diarréias levam rapidamente a criança à desidratação, é preciso tomar cuidado. Quanto mais nova, mais facilmente a criança pode desidratar-se" diz o pediatra.

Alimente a criança preferencialmente em casa, evitando salgadinhos e besteiras compradas na rua. "Não deixe alimentos fora da geladeira e lave sempre muito bem as frutas e verduras antes do consumo. Água de beber, só mineral, filtrada ou fervida e sempre fresca", alerta Alberto Chacur.


Mar e piscina, ameaça aos ouvidos

Ninguém resiste a um mergulho e as crianças não querem sair da água. Esse prazer, no entanto, pode provocar problemas nos ouvidos, como as otites – inflamações que atingem o canal externo do ouvido. Normalmente causada por bactérias e fungos, a doença é comum crianças, devido ao maior tempo que passam dentro da água. "Não deixe que a criança introduza no ouvido cotonetes ou outros objetos, como chaves, palito de fósforo e tampa de caneta, para evitar traumas, da mesma forma não faça a retirada total da cera, porque é uma proteção natural do ouvido", diz Chacur. Se reclamar de dor, é hora de levar ao médico.

Proteção solar é fundamental

O fator de proteção 30 é o mínimo indicado para as crianças, mas vai depender também do tipo de pele, e a regra é simples: quanto mais clara, mais alto deve ser o filtro solar. "Isso vale para bebês com mais de 6 meses de idade. Antes disso, não é recomendado o uso de protetores, e os pais devem evitar a exposição prolongada, mantendo-os na sombra, com camisetas e chapéus", afirma o pediatra.

Se a criança for alérgica, é preciso procurar orientação com o pediatra ou um dermatologista sobre o produto ideal para ela. Filtros solares coloridos oferecem a mesma proteção que os sem cor e podem ajudar a criança a divertir-se com o momento da aplicação do creme. Lembre-se: o ideal é que o filtro seja passado meia hora antes da exposição solar. Não se esqueça de repassar o protetor, o que deve acontecer a cada duas horas. "Se o seu filho for para a água, enxugue-o e repita a aplicação. Não economize no produto", recomenda Chacur.

Outro cuidado com o sol é levar um chapéu com abas para proteger o rosto. "Bonés não são uma boa opção porque não cobrem a nuca nem as orelhas. Deixe que seu filho fique embaixo do guarda-sol vestindo uma camiseta de cor clara, de algodão. Evite que ele fique exposto ao sol das 10 às 17 horas", indica o chefe da emergência pediátrica do HSVP.

Brotoejas, inimigas das crianças

A miliária, popularmente conhecida como brotoeja, afeta a pele, em especial dos bebês com menos de dois anos de idade, nos meses de calor. As brotoejas são erupções vermelhas que surgem no rosto, pescoço, ombro, e locais onde se concentra maior número de glândulas sudoríparas. Para prevení-las, a recomendação é ficar em ambientes frescos e usar roupas leves e folgadas. Além disso, é fundamental manter a pele das dobrinhas sempre seca e limpa. O uso de loções específicas para brotoejas também ajuda a manter a hidratação da pele. Se não cuidadas, as brotoejas podem provocar infecções, pois a pele fica mais exposta a bactérias.

Acidentes domésticos

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade dos casos desses atendimentos é resultado de quedas. A cozinha é outra vilã, já que abriga talheres pontiagudos, pratos e copos que podem se quebrar, além de panelas quentes e o próprio fogão, um perigo para as crianças. Outros acidentes comuns são causados por tomadas elétricas e quinas de móveis, e pela ingestão de remédios, produtos de limpeza e brinquedos de pequeno porte.

Alberto Chacur recomenda o uso de protetores de tomadas, manter objetos perigosos longe do alcance das crianças, deixar produtos de limpeza e remédios trancados em armários. "Não deixe fósforos ou isqueiros em locais de fácil acesso, pois as crianças podem se ferir", alerta.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Saiba como cuidar da saúde de toda a família na praia


Verão e férias escolares abrem a temporada de praia. Por trás de dias de sol e calor à beira do mar, no entanto, se escondem riscos à saúde. Uma caminhada descalço sobre areia contaminada é o suficiente para o contágio por parasitas. As crianças são as mais vulneráveis, pois passam a maior parte do tempo brincando na areia. E ao se esticar sob o sol escaldante do meio-dia, o veranista corre o risco de queimar a pele e passar o resto da temporada na sombra.
Os melhores filtros solares são os que têm proteção contra dois tipos de raios ultravioleta: UVA e UVB. Procure por essa informação na embalagem. Os UVB são mais intensos entre 10 horas e 16 horas.
Os UVA atingem as camadas mais profundas da pele e são ativos mesmo em dias nublados. O uso do protetor solar está liberado em bebês a partir de 6 meses. Na praia ou na piscina, aplique o produto a cada 2 horas.
Na chegada em casa depois de uma manhã na praia, o conselho de médicos é que o banhista troque logo a sunga ou o biquíni molhado, para evitar micoses. Se decidir voltar à praia depois das 16 horas, a roupa de banho precisa estar limpa e seca.
Alimentação
Em uma manhã na praia, o número de ambulantes perambulando pelas areias e pedindo a atenção do turista para os quitutes é grande. Somado a isso há os quiosques com porções e cerveja gelada à espera dos banhistas. Na praia, evite alimentos perecíveis, como sanduíches, salgados e doces recheados que não estejam em recipientes térmicos bem fechados e longe do sol. Verifique a procedência do alimento e se o vendedor se preocupa em usar luvas e toucas. E atenção ao beber água: opte sempre pela mineral.
A estadia na praia pode provocar surtos de diarréia decorrentes de alimentos mal conservados e da água. Por isso é tão importante ficar atento ao que se come na orla e em restaurantes. É também durante o calor, quando o corpo transpira mais, que os casos de desidratação aumentam. Beber bastante água, sucos e água de coco é tido como fundamental para equilibrar a saúde e deve se transformar em rotina no verão.
Crianças
Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros estão distribuindo pulseiras de identificação para crianças no litoral do Estado. As pulseiras, que levam o nome da criança, o telefone dos pais e a localização do posto dos guarda-vidas, ajudam a encontrar meninos e meninas que se perdem na orla. Os itens podem ser retirados nos cem postos de atendimento instalados nas praias.