segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Internacional da Síndrome de Down

A Síndrome de Down, também conhecida como Trissomia do 21, é uma anomalia genética causada por um único cromossomo a mais em um dos gametas (masculino ou feminino), originando uma célula-ovo com 3 cromossomos de número 21, ao invés de apenas 2.

Essa pequena diferença na contagem de cromossomos caracteriza a síndrome genética mais conhecida pela sociedade, e indivíduos que possuem traços físicos comuns e característicos da condição.

Quem conhece uma pessoa com Síndrome de Down sabe que são capazes de aprender, de se expressar, de viver normalmente, de amar e até ter uma família. Sabe também que são extremamente carinhosas, gostam de conversar, de abraçar e dar beijos.

O que ainda existe, e é uma pena, o preconceito e a enorme luta pela inclusão social não só de pessoas com Trissomia, mas outras deficiências físicas ou mentais. O mercado de trabalho hoje é mais aberto e incentiva a participação, mas a mudança deve ser nos nossos conceitos individuais. Lembremos neste Dia Internacional da Síndrome de Down, da história do Carlinhos, e parar de ter pena de quem não precisa da nossa pena, apenas da nossa confiança!


Dedicado à Bruna, minha amiga que tem 3 cromossomos 21  :)

Ideal Care - Saúde e Informação em Casa e aonde você for

Nenhum comentário:

Postar um comentário